23 maio, 2010

Pesquisa de campo - Irecê


Há exatamente dois anos atrás, estava eu numa ansiedade imensa para concluir o curso de Pedagogia, mais precisamente para apresentar minha monografia “Tabuleiro Digital : vivências, dinâmicas e tensãoes. Um estudo de caso”. Hoje dois anos depois estou eu correndo atrás de informações sobre o Projeto Tabuleiro Digital, mas agora, numa outra experiência: a formação da cultura digital: limites e possibilidades a partir da vivência do Tabuleiro Digital no curso de Pedagogia”.


Estou eu aqui em Irecê, interior da Bahia, situado a 478 Km de Salvador. Nesses dias caminhando pela cidade, com destino ao “ESPAÇO UFBA”, estava recordando que a aproximadamente dois anos recebi o convite para vir trabalhar junto com os Professores do GEC com a segunda turma do Curso de Pedagogia – Projeto Irecê.


A partir do primeiro contato com o Projeto chamou minha atenção a dinâmica do Tabuleiro Digital. Aliás posso destacar que chamou minha atenção um movimento em torno da cultura digital nesta cidade. E hoje estou eu aqui, fazendo a pesquisa de campo para minha dissertação de mestrado: explorando e conhecendo a realidade das escolas, dos projetos aqui desenvolvidos em torno da cultura digital. E essa semana o que chamou minha atenção, foi a chegada dos computadores do “Proinfo urbano”. Foi um encantamento total das crianças, ver chegar na sua escola tanto computadores. Os relatos dos professores são emocionantes. Aqui ficarei por mais onze dias, vou aos poucos relatando cada descoberta.


Mas vale ressaltar que a pesquisa de campo se tornou uma aprendizagem maravilhosa, as descobertas, os avanços, que nenhum livro poderia me proporcionar!

Um comentário:

Edvaldo Couto disse...

A pessoa agora está morando em Irecê, é? E nem me provoque com esse seu São Paulo cada vez mais abusado. Mas Fernandão tá que tá, né? Bem feito pro INTER. Vibrei com o gol dele.