25 maio, 2010

Escolas brasileiras e conexão a internet


A revista Veja publicou a noticia em que pouco mais da metade das escolas brasileiras possui acesso à internet. No entanto, o país ainda está atrás de nações em desenvolvimento, como Omã, Chile, China e Tunísia. Na América do Sul, a diferença entre Chile e Brasil é enorme: enquanto aqui 56% das escolas conseguiram acesso até o ano passado, no Chile 75% já estão conectadas - apenas 2 pontos percentuais abaixo da média mundial. Os dados são da União Internacional das Telecomunicações, na Índia, que recebeu informações de 45 países em todo mundo.

Essa questão da conectividade nas escolas já venho acompnahndo desde quando entrei no GEC (2006), e minha orientadora Maria Bonilla ja vem discutindo desde a sua tese de doutorado nos meados de 2002. O que se percebe é que enquanto os outros paises sul-americanos isso ja é uma problemática sanada, aqui no Brasil ainda encontramos "crianças saltintando de felicidade porque os computadores estão cheagando nas escolas em Irecê" e a conectividade dessas escolas continua as mesmas...

Das escolas urbanas equipadas (aquelas com mais de 50 alunos), apenas 60% delas possui acesso à internet em alta velocidade. De acordo com o MEC, o objetivo é que, até o fim de 2010, 92% dos alunos de escolas urbanas e rurais consigam acessar a grande rede rapidamente. Será que isso vai acontecer?

Nenhum comentário: