23 setembro, 2006

A questão agora é: Tv !


Esses dias participei de uma palestra sobre a tão falada TV Digital, André Nunes , representante do Finep. Em sua fala ele trouxe os objetivos da Tv digital, com base no decreto 4.901. E um desses objetivos que de uma certa forma poderá ser importante se de fato for implementado, é quando diz que a Tv digital irá promover a Inclusão Digital (democratização de ensino) e propiciar a criação de rede universal de educação a distancia.
Então, nessa perspectiva, vale pensar de como será essa tal Inclusão Digital, por meio da televisão? Será que os brasileiros se identificaram enquanto produtor de conhecimento nesse novo cenário. Ou essa tal Inclusão Digital será apenas a de ter mais uma vez apenas acesso a “máquina”, nesse caso o “controle remoto”, e a partir daí ter acesso a alguns serviços oferecidos pelo governo por meio dessa nova tecnologia e aí essas pessoas entram nos índices dos incluídos digitais? Ou seja, continuaremos batendo na mesma tecla de serem apenas consumidores, e consumidores, e consumidores de informações.
Nessa mesma linha, ainda falando de tv, mais não da Tv digital e sim das redes de televisão, estava assistindo hoje um documentário
"além do cidadão Kane”, um documentário Britânico - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por
decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. Neste consta depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.
Muito bom!!! É isso que posso expressar acerca desse documentário, dentre as tantas coisas colocadas no documentário alguns pontos chamaram a minha atenção. E um deles diz respeito a grande influência da tv e em especial da rede globo para com os brasileiros. Washington Olivetto no documentário diz que essa influência é tão grande que os brasileiros deixaram de falar o “Português” e passaram a falar o “Globê”, e isso é evidente, quando nos deparamos com a moda, cortes de cabelos, linguagem, enfim,...Tudo que aparece na rede globo, e principalmente em suas novelas vira referência de consumo. E os milhões de brasileiros que se encontram fora do eixo Rio-São Paulo, que não conseguem se identificar nesse “modelo”, ficam a margem... Fora as novelas que são produzidas “com temas rurais”, e mesmo assim as pessoas do interior não conseguem se enxergar nesse cenário.
Outro ponto a se levantar ainda quanto a influência da Rede Globo, esta relacionado até mesmo a linguagem transmitida na televisão. A Globo se acha a bambambam, que de uma certa forma tudo que é produzido nas outras emissoras é para tentar se equiparar com o que esta sendo produzido na Rede globo, ou seja, é o tal “padrão globo de qualidade”.
O documentário é belíssimo, pois este traz passo-a-passo, desde a origem do sistema de televisão no Brasil, desde as primeiras transmissões (em que grande parte da população não tinha acesso), e a transmissão era feita de antena, por antena até a transmissão por satélite. E um ponto importantíssimo levantado neste documentário, é com relação ao poderio do Roberto Marinho, as suas influências em decisões políticas, o quanto a globo virou “camaleão” e aí colocou quem elea queria no poder e derrubou quem ela queria também, usando o poder de dominação por meio de uma veiculo de comunicação que fascina milhões de brasileiro.
Enfim,neste documentário é perceptível que em nosso país a não existência de uma televisão democrática. E para quem quiser dar uma olhadinha vale a pena, basta clicar no link:
"além do cidadão Kane”

Nenhum comentário: