Ano passado fiz minha pesquisa de monografia sobre os Tabuleiros Digitais. Um dos pontos abordados foi a questão dos jogos nos espaços de acesso público. De lá pra cá, continuam as mesmas queixas! Essa semana fui abordada por uma aluna da faculdade, que queria que eu fosse tirar os meninos do Tabuleiro Digital, porque eles estavam jogando e segundo a mesma " não conseguia enxergar nenhuma relação de aprendizagem dos meninos com os jogos! Aliás eles estavam aprendendo a serem violentos!!!" Aff!!! Quanto senso comum, quanto discurso pronto, quanto preconceito!
Quando será que esse futuros educadores irão compreender que a escolha do outro também é tão importante para quem esta ali, quanto a sua necessidade de usar para realizar seus trabalhos acadêmicos? Será que é tão difícil compreender que os jogos de alguma forma vem propiciar um processo de aprendizagem? Pois através deles, de forma dinâmica e divertida, os jovem articulam mesmo que inconscientemente a organização de ideias.
Entendo que os jovens ao estarem articulados nas dinâmicas dos jogos, também estão exercitando e criando estratégias, ou seja, é possível que a imersão nesses ambientes lhes possibilitem uma aprendizagem maior do que aqueles que procuram os Tabuleiros para realizar suas "famosas pesquisas escolares", que as vezes são meramente técnicas, numa perspectiva de consumidores de informação!
Para reforçar, vale ver a entrevista concedida pelo Prof. Nelson Pretto ao programa Soterópolis!
Parte 1
Parte 2
Parte 3
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